A importância de preservar a Mata Atlântica

petar

Floresta é considerada um dos cinco biomas de maior diversidade do planeta, mas ao mesmo tempo é um dos mais ameaçados

A Mata Atlântica engloba montanhas, platôs, vales, superfícies e planícies de grande parte do território brasileiro. Nada menos do que 120 milhões de pessoas vivem neste bioma, ou seja, 75% da população brasileira. A região está entre os 5 hotspots de maior biodiversidade do mundo, pois abriga grande variedade de espécies de plantas e animais, como você pode ver no quadro abaixo:Info-mata-boranda-02Atualmente reduzida a apenas 8,5% de sua cobertura original, a Mata Atlântica tem importância decisiva para a qualidade de vida das milhões de pessoas que vivem nos 17 estados brasileiros que fazem parte dela. Confira as informações abaixo: E tem mais: ela regula o fluxo de nascentes de água, protege escarpas e montanhas encostas, bem como preserva heranças históricas e culturais.Info-mata-boranda-03

E tem mais: ela regula o fluxo de nascentes de água, protege escarpas e montanhas encostas, bem como preserva heranças históricas e culturais.

Apesar de toda essa relevância, continuamos explorando a Mata Atlântica de maneira exagerada e ameaçando suas riquezas.  Suas regiões costeiras (como, por exemplo, a Serra do Mar) ainda são muito afetadas por diversas atividades exploratórias que ocorrem no seu território, como o desmatamento e a caça.

As pressões exercidas sobre o bioma exigem ações rápidas e de forte impacto. É por isso que o Movimento Borandá visa conscientizar as pessoas da importância da Mata Atlântica e engajá-las na causa da preservação, ao aproximá-las da floresta por meio de caminhadas e atividades nas trilhas.

Info-mata-boranda-01